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sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Experiência práticas

LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina. Qualidade de Vida no Trabalho-QVT. São Paulo, Editora Atlas S.A. - 2008.

Resenha do Capítulo 3, das páginas 95 a 142.
Anna descreve no capítulo 3 uma série de experiências práticas relacionadas à QVT. São itens que foram discutidos em grupos de especialistas, entre eles assistentes sociais e psicólogos e que influenciam direta e indiretamente a QVT das pessoas. Chegaram à conclusões sobre quais procedimentos devem ser adotados com relação a cada um destes itens e sua importância na QVT. 1) Conceito de QVT e diversidade cultural: Realizar pesquisa de clima organizacional junto aos funcionários é a melhor maneira de lidar com a diversidade cultural mantendo a qualidade de vida; 2) Fusões empresariais: Trabalhar a fusão com clientes internos e externos, já que a a insegurança e pressão decorrentes do processo de fusão causam problemas de saúde como úlceras, enxaqueca, problemas cardíacos, etc; 3) Inovação Tecnológica: é muito importante mas precisa ser usada a favor da QVT; 4) Questões jurídicas: Os grupos concluíram que a legislação precisa sofrer uma alteração que substitua a visão paternalista vigente por uma abordagem relacionada à qualidade de vida; 5) Gestão e estrutura organizacional: reengenharia, terceirização, inclusão social, certificações e ruptura de paradigmas podem melhorar a qualidade de vida das pessoas; 6) A pedagogia deveria capacitar e especializar as pessoas nas aplicações de programas de QVT; 7) O ócio é importante para o desenvolvimento da criatividade e a resolução de problemas; 8) As empresas devem adotar programas de prevenção para as doenças LER/Dort deixando de enxergá-los como despesas, mas como investimentos; 9) Adotar novas alternativas em QVT: ginástica laboral, yoga, meditação, terapias alternativas, atividades de correção ergonômica; prática esportiva; programas de integração e lazer; 10) O estilo de Gestão que reduz o risco à saúde está baseado no respeito às expectativas do ser humano, nas práticas mais humanas, na Gestão Participativa, nos limites e nas expectativas definidos e na autogestão; 11) Implantação de planilhas contábeis nas empresas destinadas a medir resultados de ações voltadas para o bem-estar dos funcionários; 12) A visão de que ações designadas pela empresa como “Ações Voluntárias” Agregam valor para a Qualidade de Vida. Por fim, os grupos tiveram que identificar, ou nas próprias empresas em que trabalham ou em empresas com que já tiveram contato profissional, atividades efetivamente desenvolvidas relacionadas à QVT: DIMENSÃO BIOLÓGICA – Grupos de apoio para ex-fumantes; palestras preventivas da AIDS; programa de controle da obesidade; semana do coração; prevenção de doenças; programas de combate ao abuso de álcool; eventos sobre drogas, programas de dependência química. DIMENSÃO PSICOLÓGICA – Caminhada ecológica; suporte psicológico, convênio psicológico. DIMENSÃO SOCIAL – Coleta seletiva de lixo; realização de trabalhos voluntários na comunidade. DIMENSÃO ORGANIZACIONAL – Espaço de lazer com TV, jornais, revistas; decoração do ambiente; não se trabalha no aniversário; horário flexível.

O legal de sair da teoria é ver se realmente ela funciona na prática... E fazer um paralelo entre a realidade das empresas ao nosso redor e da própria empresa em que nós trabalhamos. Sobre as sugestões discutidas pelos grupos de especialistas, achamos que são realmente importantes e têm grandes possibilidades de melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente dentro das empresas. Mas também achamos que não são passos que podem ser dados da noite para o dia. Todos nós sabemos que as mudanças causam barreiras logo de cara. Além disso, vivemos em mundo capitalista, onde o lucro é o maior objetivo de todas as empresas. Como fazer com que essas empresas vejam a aplicação de recursos na melhoria da qualidade de vida de seus funcionários como primeira necessidade? Por outro lado, a necessidade fará os administradores terem essa visão. A vida que vivemos hoje de avanços tecnológicos, competição, correria, trânsito atinge todas as pessoas e coletivamente algo terá que ser feito para que os funcionários continuem produzindo como as empresas querem e precisam. Ao mesmo tempo é bom ver que muitas empresas já têm se mobilizado para implantar medidas para melhorar a QVT de seus funcionários.

Um comentário:

jacqueline disse...

Olá peço muito obrigada por ter nos dado a oportunidade desta leitura, estou terminando a faculdade e o tema do meu trabalho final é a QVT pena não ter tido acesso a mais tempo a este artigo para incluir no meu TCC, mesmo ter incluído vários comentários desta bela escritora no meu trabalho, mais este é muito enrriquecedor pois fala de um todo.
Mais uma vez o meu muito obrigado por toda sua inspiração.