Sejam bem vindos!!!

Esperamos contribuir com reflexões e dicas que nos ensinem cada vez mais a melhorar nossa qualidade de vida em todos os aspectos dela...

sábado, 24 de maio de 2008

Olha o Foco


Revista SAÚDE, edição maio/2008, por Michele Veronese

Resumo da matéria: "O ser humano é distraído por natureza. Quem consegue se concentrar numa boa é aquele que mesmo sem querer domina algumas técnicas para manter o pensamento no alvo certo, evitando uma série de problemas".
O texto da Michele fala sobre concentração. Explica porque é tão fácil desviarmos nossa atenção. Segundo os neurocientistas, "o cérebro é capaz de concentrar os esforços em uma só direção, mas aí basta um estímulo, qualquer um, para mudar de rumo (...). Somos distraídos por natureza: é o olho que capta uma imagem, as narinas que absorvem um cheiro envolvente, os ouvidos que percebem um som distante... Isso tudo desperta memórias e sensações que levam a mente a voar".
Entendendo: "A chave para entender a mania de se dispersar está em duas regiões do cérebro que disputam nossa atenção: o córtex pré-frontal, que é responsável por processar informações complexas, e o córtex parietal, que interpreta as sensações táteis. Quando nos concentramos em algo, a oxigenação aumenta nessas duas áreas.
O córtex pré-frontal entra em ação quando aplicamos nosso esforço em alguma atividade, enquanto o parietal é ativado caso uma distração tente nos fisgar.
Termina dando algumas dicas para exercitar a concentração: "Ao estudar ou trabalhar, por exemplo, tem gente que se concentra escutando música com fones de ouvido ou mantendo um ruído constante no ambiente, o do ar-condicionado, por exemplo. Nos casos de dispersão crônica, a saída costuma estar na organização. Em vez de confiar na memória, deixe os pensamentos de lado e apele para o lápis e o papel. Isso mesmo faça a velha e boa lista de tarefas, iniciando pelas mais importantes. Depois, é preciso se ater de fato às prioridades. Se não funcionar, não custa fazer uma pausa e checar como andam suas emoções e motivações".

Reflexão: Nosso blog tem nos ajudado a compreender que o tema Qualidade de Vida no Trabalho é muito mais ampla do que massagens anti-stress...
Todo tipo de reflexão que sirva para melhorar nossa qualidade de vida em geral consequentemente melhorará nossa qualidade de vida no trabalho...
Achamos muito interessante esta matéria sobre a concentração. Mostra que constantemente temos que aprender a lutar contra nós mesmos, uma tendência natural de dispersar a atenção...
E saber de algumas estratégias para praticar a concentração pode tornar nosso trabalho mais produtivo, o que nos fará mais satisfeitos com certeza:

1. PRIORIZE: o que é mais importante? Uma relação de tarefas vai ajudá-lo a fazer primeiro o que de fato interessa.

2. ORGANIZE: estabelecer metas, datas ou horários e também fazer os ajustes necessários na rotina são atitudes que contribuem para você ir até o fim.

3. FOQUE: quanto mais atenção você prestar no que estiver fazendo, maior a chance de ficar imerso por longos períodos na mesma atividade.

4. INSISTA: por mais que a mente fuja de vez em quando, a tendência é que ruídos e imagens levem mais tempo para roubar a atenção se você persistir.

5. DESCANSE: se a concentração for mesmo para o espaço, pare, respire e tente esvaziar a mente por alguns minutos antes de recomeçar.

6. DIVIRTA-SE: vale qualquer hobby ler, ver filmes, cozinhar , desde que você busque apenas relaxar em alguns momentos do dia.

7. EXERCITE-SE: sim, está provado que os praticantes regulares de atividades físicas têm muito mais disposição para se manter focados.

É isso, pessoal... Com certeza a prática de algumas táticas para ajudar-nos na concentração será muito útil para atingirmos graus maiores de perfeição nas tarefas que precisamos executar!

sábado, 10 de maio de 2008

UM TEMPO PARA MIM


Texto: "Um tempo para mim"
Publicado: Em 09/05/2008
Autor: Rogério Martins, psicólogo, consultor de empresas e palestrante. Especialista em liderança e motivação. Sócio-diretor da Persona Consultoria & Eventos.

Resumo da matéria: O autor diz que já passou do tempo de 'darmos um tempo para nós mesmos' Nas paletras que realiza pelo Brasil todo só vê 'as pessoas vivendo para cumprir metas que a empresa determina, mas pouco com as metas que elas determinaram para si próprias. Se é que elas sabem quais são.'
Diz que 'se as pessoas continuarem nesse ritmo certamente terão menos qualidade de vida, menos tempo com as pessoas que amam e escolheram para viver, menos capacidade de tolerar as imperfeições e erros e assim por diante'.

Reflexão: Escolhemos esta matéria porque ela tem TUDO a ver com nossas vidas, particularmente. Somos papai e mamãe que trabalham todos os dias, o dia todo. São 8 horas por dia escutando falar em metas, metas, metas, crescimento de números, atingir a meta para recebr PLR e etc. Isso quando, por insuficiência de recurso nos bolsos, almoçamos na empresa e os deparamos com mais 1 hora escutando falar sobre metas, metas e mais metas. Quando estamos livres para ir embora só sonhamos com o sossego de nossas casas, mas aí vem a faculdade, as tarefas da casa e quando sobra um tempinho pra relaxar já passa das 23 h, estamos mortos... E a nossa vida pode ser resumida nessa máquina de viver para o dono de uma empresa...
Concordamos: é hora de parar!!! Não de trabalhar, claro... Mas buscar um equilíbrio entre a cobrança massante do trabalho e os momentos de total relax pessoal.
Algumas dicas legais que o autor escreve:

Ler um livro que não tenha relação com o seu trabalho. Talvez seja difícil no início pela falta de hábito, mas depois você encontrará temas divertidos e que trarão uma nova forma de ver a vida;
* Vá ao cinema, teatro ou espetáculo musical, desfrute do momento;
* Faça mais o que gosta, assista ou ouça aquilo que te dá prazer, mesmo que seja sozinho;
Busque ter um momento só seu. Escolha um lugar que gosta e procure ficar em silêncio por aproximadamente 5 a 10 min. Vá aumentando o tempo gradativamente. É para não fazer nada. Aliviar a mente. Meditar;
* Matricule-se em um curso para aprender coisas diferentes das que você faz hoje. Boa oportunidade para conhecer novas pessoas também.

Pessoal, precisamos aprender a viver nossas vidas mais intensamente, fazendo muito mais as coisa que nos agradam, nos deixam felizes. Amanhã é Dia das Mães e é uma ótima oportunidade para fazermos uma das coisas que muita gente gosta, que é estar com nossas famílias!

Pensem nessas coisa e, FAÇAM... Pelo menos pela tentativa de viver uma experiência diferente!